<$BlogRSDURL$>

15.4.04

Os meninos bonitos I 

Eles andam aí!
Andam por todo o lado. Não bastando a Internet, ameaçam espalhar-se fora do mundo virtual.
Estes dias passados, por ocasião da ModaLisboa, deu para ponderar um pouco sobre este pequeno mundo e sua envolvência. Falar sobre moda não terá nenhuma graça - excepto se fosse designer de moda, vulgo estilista (não tendo total certeza se hoje esta afirmação estará correcta) -, interessa pois observar o ambiente criado à sua volta e as respectivas contaminações. Pelo menos no mundo do design nota-se a sua influência. A moda e em especial os eventos a ela ligados criam pequenos grupos, as elites, circulos restritos onde apenas se entra se provarmos que pertencemos ao grupo, através de "rituais" de aceitação e conhecimentos que só encontro paralelo, talvez na adolescência. Estes ambientes lembram-me inclusivé um fenómeno delirante, o tunning; se analisarmos com cuidado, o exibicionismo destes locais a nada melhor se assemelha; curiosamente ninguém dentro destes circulos se apercebe.
Mas dizia eu que o ambiente da moda influencia o design em geral, sobretudo na sua mediatização. Cria-se um universo, que talvez por ser chic ou o que preferirem designar, alguns pretendem seguir. Quem são eles? Eles são os criadores de sites de Internet dedicados (dizem eles) ao design.
Não vou sequer discutir o porquê de tudo hoje em dia se reunir debaixo da mesma designação, até parece que já não existe ilustração, fotografia, desenho ou outros. Nem tentar demonstrar definições de design e que estas não coincidem com o que estes sites mostram. De modo preferencial os levo a manterem-se informados sobre isso e não levarem a actividade para a descontracção. O Paul Rand fez vários trabalhos com imenso humor, mas nunca deixou de levar o trabalho a sério.
Vamos ser correctos! Lá porque o vosso site é "bonito" e "giro" e tem "estilo" não significa que seja sobre design. Se trabalham num atelier ou agência que se ocupa de projectos de design também não significa que o vosso site siga o caminho. Que o site seja pessoal, ainda se aceita. Que o site seja para informar, ainda se aceita. Agora colocar toda uma parafernália de elementos visuais, para variar, feitos em Flash (sim, porque é tão descarado, que se vislumbra à légua) e convidar todos os amigos para participarem, de modo a "encher" mais do que a preencher...
Será preciso revelar nomes? Porque aqui as semelhanças tornam-se gritantes. Em qualquer um destes sites existe um conjunto de links para outros iguais ou piores. Mais nenhum género que "ameace" ser diferente ou divergente terá direito a um acesso. Juntam-se em e-zines, divulgam notícias dos seus amigos, colocam posts em foruns de congratulação.
Ou seja, estamos perante uma elite.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?