<$BlogRSDURL$>

19.3.04

Deixa-me rir 

Pronto, ninguém leva o design a sério. Não é uma novidade. A população, o Estado, os clientes, por aí fora. Mas serem os próprios designers que não lhe tomam seriedade, já choca.
Os Dasein (começa logo pelo nome) são uns meninos (vou-me conter e não usar diminuitivos) que segundo eles abordam a problemática do design de um modo "descontraído".
Ena!
Ora eu diria que criar um espremedor de citrinos com o nome de mamas suculentas é um bocado mais que "descontraído"; colocar o nome em inglês não altera o facto; justificar que é só a ideia também não.
Mas isto foi só a introdução, porque o resto do trabalho assemelha-se a qualquer outra coisa que já nos incomoda ver, é a regência de projectos industriais pelo rigor da forma e o menosprezo de qualquer outra ideia, seja ela estética, funcional ou simbólica. Talvez seja aqui que este grupo aposte, num processo de trabalho que deve tudo ao Pedro Silva Dias e ao seu abundante desprezo pelo contexto de cada projecto; se a questão para este é a forma, ninguém esquece a cabine onde os invisuais partiam a cabeça ou a sinalização do património com forma de pá. Ainda aqui perdem, porque nada disto é descontraído, é no mínimo arrogante e irresponsável.
De modo que existem contradições que escapam a quem neles coloca confiança. Mas quem? Estou assim a lembrar-me... do Design Wise! Esse maravilhoso concurso onde um membro do júri foi também seleccionado. Estranho? Acham mesmo? Afinal foram os mesmos que revelaram à Experimenta este formidável grupo.
E só aqui é que se vislumbra algum humor.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?