<$BlogRSDURL$>

28.2.04

Que fenómeno 

Sempre acreditei que discutir assuntos era uma maneira de os compreender melhor, e que daí pudesse resultar um conhecimento justo das matérias, bem como uma melhor contribuição para as mesmas, sempre que me competia tratá-las. Creio e julgo não estar errado, que a maioria dos meus colegas de actividade não partilha desta opinião. Portugal é aliás um exemplo que terei de designar como "fenómeno". Aqui os designers e demais pessoas que de um ou outro modo a eles estão associadas, acreditam cegamente que o melhor a fazer pela nossa profissão é estar calado, não discutir. Não precisamos pois de revistas, livros, artigos em jornais, programas de televisão ou rádio, conferências, debates. Nada!
A vida corre assim-assim, nada de bom ou mau se passa.
Agora, inevitavelmente a pergunta: é suposto o resto da população adivinhar qual a importância desta actividade na sociedade? Ouvimos o termo "design" em anúncios de televisão, referindo-se aos contornos de um carro, e achamos suficiente? Ou temos receio, que ao iniciar alguma discussão, venham ao de cima todas as nossas fragilidades e inseguranças nos conhecimentos que nos competia assegurar?
A frase adquire uma certeza desconcertante: algo "não" se passa....
Por isso é de saudar todas as tentativas que de algum modo tentem reverter este rumo de acontecimentos. Em Espanha, também se fala de Portugal...

http://homepage.mac.com/zemanel/EXDESIGNER
(um abraço)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?