<$BlogRSDURL$>

10.2.04

Experimenta tudo! 

Os diversos percursos que seguimos, de designers, artistas, agências, grupos, sempre com curiosidade, com ânimo pela aprendizagem e comparação são mínimos quando se discute algo como a polivalência. E de que polivalência falamos afinal? Aquela que sendo mais descarada é também a menos notada.
Que se mude de actividade, compreende-se e por vezes até se encoraja, mas manter duas, que parecem à partida incompatíveis...
De dois em dois anos reunem-se nomes, mantêm-se actividades, fazem-se exposições, conferências, workshops, sempre com uma lista enorme de apoios. No tempo intermédio, passa-se a funcionar como atelier ou gabinete de projectos.
Este o verdadeiro risco anunciado da ExperimentaDesign. Toda a prática que se foi desenvolvendo durante as bienais, serviu apenas para dar a Portugal e aos portugueses uma imagem errada do que é o design. Alguns ainda poderão perguntar: porquê?
E daqui responde-se com outra pergunta: ainda não se aperceberam?
Os portugueses ficaram tão convencidos de que o que era design (palavra ainda estranha e incompreendida pela nação) estava associado apenas e só à Experimenta - Bienal e Associção, que já lhes pedem projectos, que supostamente são da responsabilidade de designers e não de Associações. Antes tivemos o caso da Feira do Livro, no presente é o espaço de Santos.
Agora, isto foi truque ou irresponsabilidade?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?